O Campeonato Espanhol de Boxe Amador de 2020 em sua categoria Elite já é história. A edição mais difícil, a 92, que decorreu em Los Alcázares (Murcia), abriu as cortinas na tarde desta segunda-feira, proclamando sete mulheres e nove homens como novos campeões de Espanha.
No feminino, a tarde abriu com a vitória da cantábrica Mari Luz Peral (-48 kg), que se impôs à aragonesa Cristina Navarro. Posteriormente, brilharam duas componentes da seleção nacional, Laura Fuertes (Astúrias), que derrotou sua companheira de equipe María González nos -51 kg e Jenifer Fernández (Andaluzia), que prevaleceu nos -57 kg.
Os campeões por equipas foram os membros da equipa da Comunidade de Madrid, que conquistou três medalhas de ouro (Marisa Domínguez, -54 kg, Alba Sánchez, -60 kg, e Neli Valcárcel, -66 kg) e duas pratas (Sara Estévez, -57 kg e Andrea Humbrías, -75 kg). Angélica Santos (-75 kg), de Castela e Leão, conquistou o último ouro na competição feminina.
No masculino, a primeira luta (-52 kg) foi uma das mais esperadas, já que foi comandada por Gabriel Escobar (Comunidade de Madrid), atual Campeão Europeu da categoria, e seu companheiro de seleção Martín Molina. Este último começou muito ativo, mas Escobar aos poucos foi ganhando o controle para ganhar uma decisão competitiva. Seu companheiro de equipe Alex de la Rosa (-60 kg) alcançaria, por sua vez, uma vitória decisiva para a classificação da equipe.
Outros dois homens que conseguiram revalidar o título nacional foram Adrián Thiam (Murcia) e Miguel Cuadrado (Independente), nas categorias -63 e -75 kg. Junto com eles, devemos destacar dois novos campeões que conquistaram o título em partidas tão esperadas. Por um lado, em -56kg, Antonio Barrul (Castela e Leão) de Leão derrotou Ángel Seda (Andaluzia), enquanto na divisão -69kg foi Narciso Carmona (Andaluzia) quem conquistou o ouro, em uma acirrada batalha de canhotos com David Hernández (Astúrias)
Entre os homens mais pesados, José Antonio Sánchez Traicovich (Comunidade Valenciana) venceu com -81 kg, Enmanuel Reyes Pla (Independente) com -91 kg e Pablo Domínguez Sevillano (Comunidade de Madrid), que fechou o Campeonato em duelo acirrado contra Fermín Barrenetxea (País Basco) na categoria superpesados.