No primeiro combate após o falecimento de seu pai – morto em razão de complicações provocadas pela covid-19 -, que também servia como seu principal treinador, Khabib Nurmagomedov finalizou o americano Justin Gaethje no main event do UFC 254 para manter a invencibilidade e o cinturão peso-leve (70 kg) do Ultimate. Após a luta, o russo anunciou sua aposentadoria do MMA. Bastante emocionado depois da disputa, Khabib fez questão de retirar as luvas, deixá-las no octógono e anunciar sua aposentadoria. Abalado pela morte do pai, o russo revelou, durante a entrevista pós-luta, que prometeu à mãe que esta seria sua última luta.
O campeão ainda ressaltou que não pode mais retornar ao octógono sem a presença do pai, a quem atribui o sonho de ser campeão do UFC. Sendo assim, Khabib deixa o esporte invicto, com 29 vitórias e nenhuma derrota. “Hoje eu quero dizer que essa foi a minha última luta. De jeito nenhum eu vou voltar aqui sem o meu pai. Depois do que aconteceu com o meu pai, o UFC me ofereceu o Justin (Gaethje). Eu falei com a minha mãe por três dias, perguntando se eu deveria fazer isso sem meu pai. E eu prometi a minha mãe que essa seria minha última luta. E se eu dei minha palavra, eu tenho que cumpri-la”, disse.
A luta O primeiro assalto da luta transcorreu justamente como prometido por ambos na coletiva de imprensa do evento. Com muita movimentação, evitando ficar com as costas na grade, Gaethje apostou nos chutes baixos para tentar atrapalhar a estratégia do campeão. Por sua vez, Khabib aplicou pressão durante todos os cinco minutos iniciais, conseguindo uma queda ao final do período e cansando o rival. Visivelmente cansado, o americano buscava manter a estratégia, mas já não conseguia fugir do russo. Após um chute baixo de Gaethje, Khabib levou a luta para o solo e, com muita técnica, aplicou um triângulo, finalizando a disputa.